quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Jardim do Nêgo

Carol Moryc

Ao chegar ao Km 53 da estrada Friburgo-Teresópolis, turistas de todo o mundo se encantam pelas esculturas gigantescas talhadas no barranco pelo artista plástico Geraldo Simplício. Nêgo, como é conhecido, nasceu no Ceará em 24 de fevereiro de 1943 e mora em Nova Friburgo há 40 anos. A exposição permanente de sua obra foi batizada de Jardim do Nego e é ponto turístico obrigatório da região serrana do Rio de Janeiro.
O artista usa o barranco do próprio sítio onde mora para fazer suas obras. A primeira escultura feita em 1981 foi a figura de uma mulher. Ao terminar, começou a chover e ele cobriu-a com um plástico, o que fez com que uma camada de musgo surgisse na superfície, servindo de proteção contra a erosão. A partir daí, Nêgo não parou mais.
A inspiração para as esculturas do Jardim do Nêgo vem da própria forma do barranco. Ele avalia a área e o material a ser trabalhado. Na última obra, a Índia Potira, o artista levou dois anos. Só para o aparecimento do musgo demorou cerca de um ano devido às condições do tempo e a variação das estações do ano.
A habilidade, porém, vem dos tempos de criança: “No início eu não fazia escultura, mas brincava de fazer bonequinhos de barro na minha região. Isso me concedeu aprendizado. Depois eu comecei a fazer ex-voto. Ex-voto é pé, mão, cabeça... Isso serve pra pagar promessa na região do Cariri que é no sul do Ceará. È muito comum nesta região a gente fazer promessa pra Padre Cícero e o pagamento ser em ex-voto. Aí depois passei a fazer esculturas de madeira”.
A primeira exposição aconteceu na cidade de Crato, no Ceará em 1966. Hoje, possui esculturas expostas até na Europa. O artista usa uma espécie de tapa olho pirata na testa, que chama de tapa chacra.

De Olhos Abertos
Em um livro, Geraldo Simplício guarda mais de 60 mil assinaturas dos visitantes do Jardim: “Aqui vem gente de uma boa parte do mundo porque a mídia tem certa generosidade, já que as imagens têm um efeito muito bom e isso ajuda as pessoas a vir visitar, atrai muito.”
As obras de Nêgo são de uma vivacidade incrível e causam admiração aos visitantes que são acolhidos pelo próprio artista quando chegam à sua casa. Uma das primeiras obras da exposição permanente são retirantes da seca que, segundo Nêgo, estão sorrindo porque viram água. Há também baleias e outros animais, mas o que chama mais atenção são as figuras de pessoas que trazem sempre uma expressão forte e viva.
Em um presépio interativo de quase 6 metros de altura, o visitante pode tomar o lugar vago na manjedoura do menino Jesus e participar como personagem da cena bíblica, cercado por imensas figuras de Maria, José e dos Três Reis Magos.

Jardim do Nêgo - Nova Friburgo
Estrada Friburgo - Teresópolis, Km 16,5 (sentido para Teresópolis).
Entrada R$ 10,00 – Crianças até 12 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário