terça-feira, 26 de maio de 2009

Colaboração : Manuela Musitano

Porque a vida é feita de opções

Essa semana, decidi começar uma previdência privada e descobri que estou 6 anos atrasada. Tenho 26 anos, trabalho desde os 20 sem carteira assinada, sem garantia de presente nem de futuro. Optei por um plano onde eu posso contribuir com no mínimo R$ 60,00 por mês. Assim, se nesse ínterim de completar as parcelas até a data estabelecida, eu perder meu emprego, posso continuar depositando o valor que hoje corresponde ao pagamento da minha conta de celular. E é isso que me revolta: nunca recebi grandes salários, intercalava a grana com a mesada que minha mãe me pagou até a formatura, e garanto que R$ 60,00 mensais não iam me matar nem me impedir de beber minha cerveja na Drinkeria Maldita todos os finais de semana.

Pelos meus cálculos, hoje eu teria guardado, sem os juros e as gratificações bancárias, aproximadamente R$ 4.300,00. Levando em consideração que fiquei desempregada durante 6 meses no ano passado e que eu poderia mexer nesse dinheiro, digamos que ele estaria em R$ 2.000,00 agora, quando eu pretendo começar minha previdência privada, do zero... Além disso, na simulação que fiz, para receber R$ 1.500,00 com 50 anos, preciso depositar 400 reais todo mês. Se tivesse começado com 20 anos, esse depósito seria de 90 reais.

Tudo isso para dizer que a opção pela previdência privada não deve ser feita de uma hora para outra, mas que pensar nela é importante. A gente tem que avaliar a credibilidade da instituição que estamos investindo, lembrando que banco estatal não quebra, mas que as regras podem ser mexidas a qualquer momento pelo governo, como estamos vendo atualmente. Além disso, relevar todas as voltas que a vida pode dar, de uma hora para outra. Saber se você pode mexer no dinheiro no caso de uma emergência, saber se você pode depositar além do valor estipulado e que benefícios isso trará na hora do resgate ou no pagamento das mensalidades no final do plano. Estipular um valor para receber e quando receber fará você decidir por um plano mais agressivo, em que as variações de lucro são freqüentes, ou por taxas fixas creditadas todo mês sobre o plano.

Abaixo seguem dois links de instituições públicas na qual você pode consultar e conhecer melhor os serviços que são oferecidos.

http://www.caixavidaeprevidencia.com.br/portal/site/CaixaVidaPrevidencia/menuitem.2f6aca2801beacddc0982ed030e001ca/?vgnextoid=cd58965e547d1110VgnVCM100000790110acRCRD

http://www.brasilprev.com.br/institucional/index.asp

Manuela Musitano, jornalista, analista de Comércio Exterior e palpiteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário